VACINA PENTAVALENTE
O que previne: Difteria, tétano, coqueluche, meningite por Hib (bactéria Haemophilus influenzae tipo b) e Poliomielite.
Do que é feita: Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença. É composta por toxoides diftérico e tetânico, combinados com fragmentos da célula purificada da bactéria da coqueluche (Bordetela pertussis) por isso é considerada acelular, causando menos eventos adversos; componente da cápsula do Haemophilus influenzae tipo b (Hib) , conjugado com uma proteína e vírus inativados (mortos) da poliomielite tipos 1, 2 e 3. Contém também fosfato de alumínio, cloreto de sódio e água para injeção.
Indicação: É recomendada para crianças a partir de 4 meses e reforço com 15 meses de idade, pode ser aplicada até os 5 anos.
Mesmo as crianças que já tiveram tétano, difteria, doença causada pelo Hib e/ou coqueluche, devem ser imunizadas, uma vez que estas doenças não conferem proteção permanente contra novas infecções.
Contraindicações: Maiores de 5 anos de idade laboratório GSK, maiores de 6 anos de idade laboratório Sanofi Pasteur, com ou sem história de reação alérgica grave (anafilaxia) a algum componente da vacina.
Esquema de doses: Para a vacinação rotineira de crianças (aos 4 meses e entre 15 e 18 meses). Para reforço entre 4 e 5 anos de idade, recomenda-se o uso de DTPa ou dTpa-VIP.
Via de aplicação: Intramuscular.
Cuidados antes, durante e após a vacinação: Não são necessários cuidados especiais antes da vacinação. Em caso de doença aguda com febre alta, a vacinação deve ser adiada até que ocorra a melhora. Em pessoas com doenças que aumentam o risco de sangramento, a aplicação intramuscular pode ser substituída pela subcutânea.
Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação. Em casos mais intensos pode ser usada medicação para dor, sob prescrição médica.
Qualquer sintoma grave e/ou inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou.
Sintomas de eventos adversos persistentes, que se prolongam por mais de 24-72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.
Efeitos e eventos adversos: Pode provocar vários eventos adversos, quase sempre entre as primeiras 48 a 72 horas, sendo o componente pertussis o principal responsável. Em geral, são eventos leves, que melhoram sem complicações ou sequelas e não contraindicam doses subsequentes.
Estes eventos são os mesmos e com frequência semelhantes aos observados com a vacina tríplice bacteriana de células inteiras (DTPw).
Onde pode ser encontrada: A DTPw-HB/Hib foi introduzida no calendário básico do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em setembro de 2012. Desde então, está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.
Fonte: SBIm