
🤒O primeiro sinal do sarampo é a febre alta que dura de três a cinco dias, acompanhada de coriza, tosse e olhos avermelhados. Após alguns dias surgem manchas avermelhadas na pele, com início na face e atrás do pescoço, progredindo em direção aos membros inferiores. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre por mais de três dias é sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade.
👶🏻A Secretaria de Saúde alerta a população sobre a importância de levar as crianças com idade entre seis e 11 meses para tomarem a chamada “dose zero” da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo. O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos pela doença.
😱Devido ao surto de sarampo no país, se reforça a necessidade de as crianças serem vacinadas o quanto antes. É justamente nesta faixa etária que há risco de maior complicação e óbito em decorrência do sarampo, por isso é muito importante atualizar o cartão de vacinação. Todas crianças menores de um ano têm potencial maior de gravidade.
💉Lembrando que a ‘dose zero’ é indicada somente para os bebês de 6 a 11 meses de idade.
💚A tríplice viral está disponível na rotina dos serviços de todas as salas de vacina. Ela previne também contra rubéola e caxumba.
😷Todas as unidades Vaccine Care estão seguindo as recomendações de segurança e por isso são ambientes seguros para você e sua família.