🦠Popularmente conhecido como “cobreiro”, o herpes zoster é caracterizado pelo aparecimento de lesões na pele (manchas avermelhadas e vesículas, que são pequenas bolhas com líquido claro em seu interior). As lesões aparecem principalmente no tronco, face e pescoço. Mas podem atingir órgãos importantes como os olhos.
😱A dor é uma das principais características e pode surgir antes das erupções na pele. Tal dor pode atrapalhar o sono, o humor e as atividades cotidianas, comprometendo a qualidade de vida. Além da dor, pode trazer complicações e causar pneumonia, problemas de audição e inflamação cerebral, infecções bacterianas, paralisia do nervo periférico e perda sensorial.
😉A Shingrix serve para a prevenção do herpes zoster e suas complicações, como a neuralgia pós-herpética (NPH). É indicada para quem tem 18 anos ou mais com risco aumentado para a doença e imunocomprometidos. Recomenda-se também, como rotina, para adultos com 50 anos ou mais. A vacina Shingrix (inativada), segundo a SBIm, tem uma eficácia maior do que a Zostavax (que é atenuada).
🤔Quem teve herpes zoster recentemente pode tomar a Shingrix? A SBIm sugere tomar a vacina Shingrix seis meses depois da fase aguda da doença. Porém, não há recomendação de intervalo específico, podendo ser aplicada a vacina com menos de 6 meses após a doença a critério médico.
💚Prevenção é a melhor escolha!
😷Todas as unidades Vaccine Care estão seguindo as recomendações de segurança e por isso são ambientes seguros para você e sua família.
🏡🚗Além disso, você pode contar com o nosso serviço de atendimento domiciliar!