🤒🤕A doença pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus.
😱Em geral, a mais grave delas é a meningite bacteriana, e dentre elas se destaca a meningite meningocócica que, em 24 horas, pode mudar o rumo da vida do paciente: a evolução rápida e a alta letalidade são algumas das características mais preocupantes.
👩🏻🧑🏼Os jovens podem chegar a 20% dos portadores assintomáticos do meningococo e, por não manifestar sintomas, acaba infectando outras pessoas e representando uma ameaça para a proteção de populações mais vulneráveis ou que ainda não completaram o esquema vacinal, ou não fizeram a dose de reforço.
🧐”Os hábitos dessa faixa etária, como o compartilhamento de copos, o contato próximo entre amigos e até mesmo o beijo e a respiração, facilitam a transmissão da bactéria”, explica Marco Aurélio Sáfadi, presidente do Departamento Científico de Infectologia da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria). “Por isso a vacinação na adolescência propicia a proteção não só dos indivíduos dessa idade, como também crianças mais novas e pessoas mais velhas que têm contato esses adolescentes.”.
💉Adolescentes de 11 a 19 anos precisam estar com a caderneta de vacinação atualizada, pois, a vacina é a forma mais recomendada e eficaz para evitar a doença e sua transmissão.
😷Todas as unidades Vaccine Care estão seguindo as recomendações de segurança e por isso são ambientes seguros para você e sua família.
⠀
🏡🚗Além disso, você pode contar com o nosso serviço de atendimento domiciliar!
🔎 Fonte: UOL