🦠A Meningite é uma infecção que se instala, principalmente, quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central.
🤒Os principais sintomas são cansaço, febre alta, dor de cabeça grave e persistente, rigidez do pescoço, náuseas ou vômitos.
🧐É importante estar atento à dois tipos de sintomas que podem indicar infecções bacterianas: dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Para as crianças menores de um ano de idade, a orientação é observar a presença de inchaço da moleira e choro persistente.
😷No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, ou seja, casos são esperados ao longo de todo o ano. Geralmente, os mais afetados são as crianças menores de cinco anos, adolescentes e idosos.
💉A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação, que por sua vez, protege contra o tipo mais grave da meningite – causada por bactéria – e é a forma mais eficaz de controle da doença.
😉Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza vacinas para Meningite Pneumocócica (bacteriana) que estão na rotina de vacinação das crianças. Adolescentes, entre 11 e 14 anos, podem tomar um reforço ou dose única, conforme situação vacinal encontrada.
💚Prevenção é a melhor escolha!
😷Todas as unidades Vaccine Care estão seguindo as recomendações de segurança e por isso são ambientes seguros para você e sua família.
🏡🚗Além disso, você pode contar com o nosso serviço de atendimento domiciliar!
Ótimo post, muito informativo!